quinta-feira, 17 de novembro de 2011

frase Dalai Lama


Comentei sobre uma frase do Dalai Lama em algumas turmas de 3º ano... Fiquei de pesquisar, e aqui está:


"... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."

Dalai Lama


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RECUPERAÇÃO 1° ANO NOITE - 1° BI

ENTREGA: 02/12/11 (SEXTA)

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia - Profª Iris Duarte
1° ano do ensino médio – turno da noite. 1° bimestre
Aluno(a): _________________________________________ n° _____
Turma: _______

Recuperação de Filosofia
Texto-base: “Um Olhar Diferente” (texto do 1° bimestre)
“Teto” deste trabalho: 5 pontos

Escreva um pequeno texto dissertativo sobre o que é Filosofia. Os seguintes elementos deverão constar de seu texto dissertativo:
• Diferenciação filósofo – sábio;
• Explicação da seguinte idéia contida no texto: “qualquer um pode filosofar”;
• Exposição de duas das “vantagens de se estudar filosofia” expostas pelo texto;
• Comparação ente arte e filosofia: qual a importância de ambas (é um elemento em comum), conforme nosso texto?;
• Citação das “quatro causas” – conceito de Aristóteles (“o conhecimento se dá através das causas”.
OBS. Se necessário use o verso para continuar seu texto dissertativo.

_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

Trabalho do 4° bimestre - 2° ANO

Trabalho de Filosofia do 4° bimestre – 2° ano


-> Formem grupos de 4 a 5 integrantes

-> O trabalho será feito em uma cartolina (cor à escolha do grupo). Na cartolina deve constar:
- nome e número dos integrantes; turma
- caracterização das “modalidades de arte” (veja “ITENS”, abaixo)
- "elementos ilustrativos" (imagens etc – veja detalhes abaixo)
-> Valor: 3 pontos*

-> Data de entrega do trabalho:
- T. 2013: 18/11/11 (SEXTA-FEIRA)
- T. 2001, 2004, 2007: 23/11/11 30/11 (QUARTA-FEIRA)

-> ITENS
(texto-base: “Arte de elite, arte popular, arte de massa")

• ARTE DE ELITE: cite suas características; coloque imagens, trechos de livros/músicas/poemas que se refiram a essa “modalidade” de arte.
• ARTE POPULAR: cite suas características; coloque imagens, trechos de músicas... que se refiram a essa “modalidade” de arte.
• ARTE DE MASSA: cite suas características; coloque imagens, trechos de livros/músicas... que se refiram a essa “modalidade” de arte.
• DISTINÇÃO ENTRE ARTISTA E ARTESÃO.

OBS. Ao colocarem os “elementos ilustrativos” no trabalho, deixem claro a qual “modalidade” de arte eles se referem.


* Cada item vale 0.5 ponto.
A "aparência" / bom uso dos elementos ilustrativos no trabalho vale 1 ponto.

Trabalho do 4° bimestre - 1° ANO

Trabalho de Filosofia do 4° bimestre – 1° ano


-> Formem grupos de 4 a 5 integrantes

-> O trabalho será feito em uma cartolina (cor à escolha do grupo). Na cartolina deve constar:
- nome e número dos integrantes; turma
- desenvolvimento dos “ITENS” expostos abaixo
- "elementos decorativos", como imagens de revistas, desenhos, poemas, letras de música etc que façam referência aos temas trabalhados (senso comum; bom senso; ideologia – sentido restrito/marxista)

-> Valor: 3 pontos

-> Data de entrega do trabalho: 18/11/11 (SEXTA-FEIRA)

-> ITENS
(texto-base: “Ideologia")

• SENSO COMUM: descrevam o que é, essencialmente.
• BOM SENSO:
a) descrevam o que ele é, essencialmente.
b) O que a autora de nosso texto fala a respeito da passagem do senso comum pro bom senso?
• IDEOLOGIA (SENTIDO RESTRITO/MARXISTA): descrevam o que é, do modo mais completo possível.

T. 3009: Trabalho do 4° bimestre

T. 3009

Trabalho de Filosofia do 4° bimestre

-> Formem grupos de 4 a 5 integrantes

->O trabalho será feito em uma cartolina (cor à escolha do grupo). Na cartolina deve constar:
- nome e número dos integrantes; turma
- reflexão sobre as questões expostas abaixo
- "elementos decorativos", como imagens de revistas, desenhos, poemas, letras de música etc que façam referência ao tema trabalhado (reflexões sobre a morte, pensamento de Marcuse, conceito de "atitude soberana" - Bataille)

-> Valor: 3 pontos*

-> Data de entrega do trabalho: 18/11/11 (SEXTA-FEIRA)


-> Questões
(texto-base: apostila intitulada "Pensamentos Mortais")
OBS. ESCREVAM O MÁXIMO POSSÍVEL COM SUAS PALAVRAS.
Vocês podem colocar só as respostas no trabalho.
Nas questões pessoais avaliarei os argumentos - se são expostos de forma clara e consistente.

1- "A banalidade e a persistência do modo impessoal de morrer são expostos de forma bem-humorada" em um episódio do desenho Os Simpsons. Leiam o quadro da página 167 e reflitam:
a) Vocês vivem a maior parte do tempo como o "Homer que tem apenas 24 horas de vida" ou como o "Homer que não morre após as 24 horas"?
b) Reflitam sobre o conhecido ditado: "viva hoje como se fosse morrer amanhã" - é possível/recomendável/positivo... viver desta maneira? Comentem.

2- Caracterizem o conceito de atitude soberana, do filósofo Georges Bataille.

3- Descrevam a teoria do filósofo Marcuse que articula a maneira como se vive em comunidade e a maneira como se encara a morte. Em seguida exponham a posição do autor do nosso texto (Charles Feitosa) sobre tal teoria de Marcuse (Feitosa concorda ou não com ele? Comentem).



* Cada questão vale 0.5 ponto.
A "aparência" do trabalho - boa utilização dos elementos decorativos (imagens, desenhos, poemas...) , capricho - vale 1 ponto.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Desenho Os Simpsons - "Todo mundo morre um dia"


Aos alunos do 3º ano

Quem não assistiu ao desenho d'Os Simpsons a que o nosso texto ("Pensamentos Mortais" - Charles Feitosa) fez referência e tem curiosidade de assistir, é só clicar no link abaixo!

Turmas 3003, 3006 e 3007: trabalho do 4º bimestre

Clique no link abaixo para visualizar o roteiro do trabalho do 4º bimestre:

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=7067&id_pagina=1