terça-feira, 6 de dezembro de 2011

nos trabalhos do 2° ano...


Os alunos do 2° ano colocaram várias frases/pensamentos/poemas interessantes no trabalho do 4° bimestre...
Selecionei três:


(Priscila Melônio:)
"A vida não imita a arte. Imita um programa ruim de televisão".
Paulo Leminski





(Mais de um grupo colocou as 2 seguintes:)
1) "A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!"
Mário Quintana




2) ARTE DE AMAR

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.
(Manuel Bandeira)



tirinha da Mafalda

A aluna Jessica Saraiva (T. 1019) colocou no trabalho do 4° bimestre a seguinte tirinha da Mafalda... (clique na imagem para ampliar)
Bacana, Jessica!


TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DO 4° BIMESTRE - 3° ANO

Trabalho de recuperação do 3° ano - 4° bimestre

- Texto-base: "Pensamentos Mortais" (Charles Feitosa)
- Entrega deste trabalho:
* T. 3009: 09/12 (sexta)
* T. 3003, 3006, 3007: até 13/12 (terça) - data limite!
- O trabalho é individual. Caso eu identifique "compartilhamento" de trabalhos, os mesmos receberão nota ZERO.

Questões
1. Por que, para Heidegger, "o sentimento de angústia ou de medo profundo (...) é uma das ocasiões em que se oferece a oportunidade de romper com o jeito impessoal de se viver no mundo"?

2. Caracterize o conceito de atitude soberana, de Bataille.

3. a) Descreva a teoria do filósofo Marcuse que articula a maneira como se vive em comunidade e a maneira como se encara a morte.
b) Qual é a posição do autor do nosso texto (Charles Feitosa) sobre tal teoria de Marcuse? (Feitosa concorda ou não com ele? Comente).

4. Leia o 1° parágrafo da pág. 185.
a) Quais as duas atitudes perante a vida/morte que costumamos ter?
b) Qual seria o "desafio filosófico último" citado pelo autor de nosso texto?

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DO 4° BIMESTRE - 2° ANO

Trabalho de recuperação do 2° ano - 4° bimestre

- Texto-base: "Arte de elite, arte popular, arte de massa" (Maria Lúcia de Arruda Aranha)
- Entrega deste trabalho:
* T. 2013: 09/12 (sexta)
* T. 2001, 2004, 2007: até 14/12 (quarta) - data limite!
- O trabalho é individual. Caso eu identifique "compartilhamento" de trabalhos, os mesmos receberão nota ZERO.

Questões
1. Leia o primeiro parágrafo do texto, sobre arte de elite.
O termo elite, neste caso, não está associado à riqueza.
Explique.

2. Segundo Arnold Hauser, a arte popular está vinculada a um "setor da população que não é intelectualizada, nem urbana, nem industrial".
A autora de nosso texto concorda com Hauser, ou entende que é possível encontrar arte popular nas cidades grandes?
Explique.

3. Caracterize a arte de massa, do modo mais completo possível e com as suas palavras.

4. Em que pontos artista e artesão se distinguem?

5. Cite 5 exemplos de:
a) arte de elite (pode ser músico, escritor...)
b) arte popular (pode ser dança, música...)
c) arte de massa (pode ser cantor, filme...)

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DO 4° BIMESTRE - T. 1019

Trabalho de recuperação do 1° ano (T. 1019) - 4° bimestre

- Texto-base: "Ideologia" (Maria Lúcia de Arruda Aranha)
- Entrega deste trabalho: 09/12 (sexta)
- O trabalho é individual. Caso eu identifique "compartilhamento" de trabalhos, os mesmos receberão nota ZERO.

Questões
1. Caracterize o senso comum.

2. “O senso comum precisa ser transformado em bom senso”. No entanto, segundo a autora de nosso texto, há vários obstáculos que dificultam esta passagem. Maria Lúcia enumera os seguintes:
a) problemas na circulação da informação (questão da educação)
b) preconceitos, influência dos meios de comunicação de massa
c) crença de que apenas os especialistas possuem conhecimento verdadeiro
d) difusão da ideologia (sentido restrito/marxista)
Explique todos os itens acima (a, b, c, d) -> leia os comentários do texto e explique com suas palavras.