quarta-feira, 25 de abril de 2012

Trabalho de Filosofia do 3º ano - 1º bimestre


Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
3° ano - 1° bi
Alunos:
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
Turma: __________

Entrega:
* Turmas 3001 e 3003 (EJA): 09/05 (quarta)

Individual ou em grupo (até 4 alunos)
Consulta ao Capítulo 35 de nosso livro
Valor: 3 pontos

Trabalho de Filosofia – 3° ano, 1° bimestre

1. "O entendimento do mundo não se dá somente por meio de conceitos logicamente organizados; ele também pode se dar pela intuição".
Assinalem a alternativa INCORRETA:
(a) a intuição é um conhecimento imediato da forma concreta e individual
(b) a intuição fala ao sentimento e à imaginação
(c) a intuição não fala à razão
(d) a intuição está longe do momento vivido


2. "Todo artista percebe, pela capacidade seletiva e interpretativa de seus sentidos, formas que não podem ser nomeadas, que não podem ser reduzidas a um discurso verbal explicativo, pois precisam ser sentidas, não explicadas". O artista cria cópias da natureza? Expliquem.


3. Diferenciem imaginação reprodutiva e imaginação criativa.


4. Associem as colunas:

Coluna A
( I ) pensamento divergente
( II ) pensamento convergente


Coluna B
(    ) leva a muitas respostas possíveis
(    ) envolve imaginação
(    ) leva a uma única resposta, considerada certa
(    ) associável à arte
(    ) envolve memória


5. "As obras de arte, desde a Antiguidade até hoje, nem sempre tiveram a mesma função. (...) Foi só no século XX que a obra de arte passou a ser considerada um objeto desvinculado de interesses não artísticos, um objeto propiciador de uma experiência estética por seus valores intrínsecos".
Caracterizem:
a) a função pragmática ou utilitária da arte
b) a função naturalista da arte

terça-feira, 24 de abril de 2012

Para a turma 3003 (noite)

Pessoal da T. 3003,
Na nossa última aula eu comentei a respeito de um poema de Drummond e de um vídeo*.
Aqui estão o poema e os links para o vídeo (2 partes):


Inocentes do Leblon

Os inocentes do Leblon
não viram o navio entrar.
Trouxe bailarinas?
trouxe imigrantes?
trouxe um grama de rádio?
Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram,
mas a areia é quente, e há um óleo suave
que eles passam nas costas, e esquecem.

(Carlos Drummond de Andrade)




Performance Para Nascer - Raíssa Vitral 1/2


Performance Para Nascer - Raíssa Vitral 2/2
http://www.youtube.com/watch?v=0TotwL0BFN8



* comentei do vídeo com a 3001 também...

terça-feira, 17 de abril de 2012

Trabalho de Filosofia do 2º ano - 1º bimestre

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
2° ano - 1° bi
Alunos:
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
Turma: __________

Entrega:
* Turma 2005 (manhã): 27/04 (sexta)
* Turmas 2004 (EJA), 2003 (EJA): 08/05 (terça)
* Turma 2002 (EJA): 09/05 (quarta)

Individual ou em grupo (até 4 alunos)

Consulta ao Capítulo 9 de nosso livro

Valor: 3 pontos

Trabalho de Filosofia – 2° ano, 1° bimestre


1. O que seria a intuição, de acordo com nosso texto?

2. Dêem exemplos (diferentes dos exemplos do texto) de intuição empírica:
a) Sensível
b) Psicológica

3. Relacionem as colunas:


Coluna A
( I ) intuição
( II ) conhecimento discursivo



Coluna B
(         ) razão
(         ) teoria
(         ) concreto
(         ) abstrato
(         ) vivência

4. Leiam o item “A verdade” de nosso texto.
Lemos no texto: “Se eu lhe perguntar: ‘Isto é verdade?’, a indagação pode ter dois sentidos”. Que dois sentidos seriam esses? E qual dos dois sentidos está interessando mais ao autor de nosso texto?

5. “O dogmatismo filosófico (...) não tem o sentido pejorativo atribuído ao dogmatismo sem crítica do senso comum”. Para que serve a filosofia dogmática, de acordo com o nosso texto?

6. Assinalem a alternativa INCORRETA.
O cético moderado:
(a) Entende que não se deve abandonar a busca da verdade
(b) Admite apenas uma forma restrita de conhecimento
(c) Suspende provisoriamente qualquer juízo
(d) Conclui que o conhecimento é impossível

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Trabalho de Filosofia do 1º ano - 1º bimestre

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
1° ano - 1° bi
Alunos:
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
___________________________________________________ N°_______
Turma: __________

Entrega:
* Turmas
1004 (EJA), 1005 (EJA), 1006 (EJA): 24/04 (terça)
* Turmas 1002 (EJA), 1003 (EJA): 25/04 (quarta)
* Turmas 1001 (manhã), 1002 (manhã), 1012, 1013, 1009, 1026, 1027: 27/04 (sexta)
* Turmas 1007, 1010, 1011, 1014, 1018, 1021: 07/05 (segunda)

Individual ou em grupo (até 4 alunos)

Consulta ao capítulo 1 de nosso livro

Valor: 3 pontos

Trabalho de Filosofia – 1º ano, 1° bimestre

1. Citem os 2 termos gregos que compõem a palavra “FILOSOFIA”, e seus respectivos significados.

2. Expliquem a seguinte afirmação: “o filósofo não é um sábio”.

3. Expliquem a seguinte afirmação: “Se só sei ‘o que os filósofos disseram’ não estou filosofando”.

4. Expliquem a seguinte afirmação: “Filosofia e arte não têm utilidade concreta, mas são valiosas na vida dos seres humanos”.

5. De que maneira o filósofo se assemelha aos pintores revolucionários citados nas p. 12/13 de nosso livro?

6. Segundo Sponville a filosofia tem de ser aprendida na escola, “já que ninguém nasce filósofo”. Vocês concordam com esta idéia de Sponville? Comentem.