segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Prova 4º bimestre - HERBERT e OLAVO


Data
HERBERT e OLAVO: 07 de dezembro (segunda)

Matéria
texto “Arte de elite, arte popular e arte de massa”, até a página 211.


OBS para os alunos do Olavo que ainda não têm o texto(!): o texto está disponível para cópia na papelaria/xerox perto da escola (Rua da Emancipação, 36) - perguntem pela pasta da profª Iris Duarte. Esta papelaria fecha às 17h30.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Roteiro trabalho em grupo - 4º bimestre OLAVO


TRABALHO EM GRUPO DE FILOSOFIA (4º bimestre) – ROTEIRO
PROFª IRIS DUARTE
T. 1011, 1012, 1013

Objetivo
Expor: a caracterização das três “modalidades” de arte que estudamos; uma entrevista; e as respostas do grupo às questões pedidas.


Instruções
1. Forme um grupo de até 4 alunos (atendendo a pedidos, aceitarei também trabalhos individuais. Mas deixem essa opção apenas para último caso, ok?! )

2. Leiam o texto Arte de elite, arte popular, arte de massa e anotem as características principais das três “modalidades” de arte a que o texto se refere (arte de elite*, arte popular e arte de massa).

3. Escolham uma pessoa para “entrevistar” (amigo, parente, funcionário do colégio...). Na verdade será apenas 1 pergunta.
(Antes do grupo fazer a pergunta, expliquem rapidamente para esta pessoa o que é arte de elite, arte popular e arte de massa, para que ela esteja inteirada do assunto)
Perguntem:
“Qual das três ‘modalidades’ de arte você mais gosta? Explique.”

4. Respondam às seguintes perguntas (cada pergunta terá apenas uma resposta, que será coletiva, de todo o grupo):
a) A arte de elite é voltada apenas para um público rico (a “elite econômica”)? Expliquem.
b) A arte popular pode ser encontrada nas cidades grandes? Expliquem.
c) Citem uma diferença entre arte de massa e arte popular; e uma diferença entre arte de massa e arte de elite.

5. Organizem o trabalho: conteúdo (o trabalho deve conter a caracterização das três “modalidades” de arte que estudamos; uma entrevista; e as respostas do grupo às questões pedidas) e forma (escrever à mão ou digitar e imprimir; podem colocar imagens no trabalho também, se quiserem...)

6. Orientações gerais:
- valor do trabalho: 3 pontos
- data de entrega: 07/12 (segunda)



* Se quiserem acrescentar características sobre este item retiradas de outros textos, fiquem à vontade (a arte de elite foi pouco desenvolvida em nosso texto). Mas sejam criteriosos ao escolher estes textos extras!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Não penso, não existo...

(visto em uma rua da Lapa - RJ)

Só a título de curiosidade...

Aqui está o tal quadro a que fiz referência na aula...
O Grito
, pintura do norueguês Edvard Munch.

Roteiro trabalho em grupo - 4º bimestre HERBERT




TRABALHO EM GRUPO DE FILOSOFIA – ROTEIRO
PROFª IRIS DUARTE
T. 1003, 1004, 1005, 1006, 1010, 1013

Objetivo
Expor, de modo criativo: a caracterização das três “modalidades” de arte que estudamos; uma entrevista; e as respostas do grupo às questões pedidas.


Instruções
1. Forme um grupo
T. 1003: de 5 a 6 alunos
T. 1004: de 4 a 5 alunos
T. 1005: de 4 a 5 alunos
T. 1006: de 4 a 5 alunos
T. 1010: de 3 a 4 alunos
T. 1013: de 5 a 6 alunos

2. Leiam o texto Arte de elite, arte popular, arte de massa e anotem em uma folha as características principais das três “modalidades” de arte a que o texto se refere (arte de elite*, arte popular e arte de massa). Estas anotações servirão de base para a etapa 5 do trabalho de grupo.

3. Escolham uma pessoa para “entrevistar” (amigo, parente, funcionário do colégio...). Na verdade será apenas 1 pergunta.
(Antes do grupo fazer a pergunta, expliquem rapidamente para esta pessoa o que é arte de elite, arte popular e arte de massa, para que ela esteja inteirada do assunto)
Perguntem:
“Qual das três ‘modalidades’ de arte você mais gosta? Explique.”

4. Respondam às seguintes perguntas (cada pergunta terá apenas uma resposta, que será coletiva, de todo o grupo):
a) A arte de elite é voltada apenas para um público rico (a “elite econômica”)? Expliquem.
b) A arte popular pode ser encontrada nas cidades grandes? Expliquem.
c) Citem uma diferença entre arte de massa e arte popular; e uma diferença entre arte de massa e arte de elite.

5. O grupo deverá escolher uma das duas opções abaixo para apresentar seu trabalho:
Opção 1) teatro
Opção 2) apresentação de PowerPoint
Se o grupo optou pela encenação, elaborem um pequeno esquete teatral cujo roteiro exponha as características principais da arte de elite, da arte popular e da arte de massa (etapa 2 deste roteiro); e contenha a resposta do entrevistado (etapa 3) e as respostas do grupo (etapa 4). Esta encenação pode ser “ao vivo” ou o grupo pode trazê-la gravada.
Se o grupo optou pela apresentação de PowerPoint, elaborem uma apresentação que contenha as características principais da arte de elite, da arte popular e da arte de massa (etapa 2 deste roteiro); a resposta do entrevistado (etapa 3) e as respostas do grupo (etapa 4).

6. Orientações gerais:
- valor do trabalho: 3 pontos
- data
turmas 1003, 1004 e 1005: 24/11 (terça)
turmas 1006, 1010 e 1013: 25/11 (quarta)
- tempo de apresentação: entre 10 e 15 minutos, aproximadamente
- aos que forem trazer a encenação gravada ou a apresentação de PowerPoint (seja em CD, pendrive...): testem no computador de casa antes de trazer para a escola! (Parece óbvio mas já tive várias experiências de CD que “não abre” no laptop da escola, etc)
- Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (ex. se optaram pela encenação, pensem em “cenário”, “figurino”... Se optaram pelo PowerPoint insiram imagens, músicas...)
Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem as características das artes e as respostas do entrevistado e do grupo (ex. um dos itens do trabalho poderia ser a simulação de uma conversa informal entre amigos e um explicando para o outro o que é arte popular...)


* Se quiserem acrescentar características sobre este item retiradas de outros textos, fiquem à vontade (a arte de elite foi pouco desenvolvida em nosso texto). Mas sejam criteriosos ao escolher estes textos extras!