sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Exercício para os alunos do 2º ano - Colégio Herbert de Souza

OBS. Darei o visto nos cadernos dia 02/09 (não é necessário copiar as perguntas)

1. "Somente no amor somos um com o objeto, sem que ele domine ou seja dominado". Qual é o seu ponto de vista com relação a este pensamento do filósofo Hegel?

2. Para Hegel o amor presta um serviço inestimável na história: estabelece "comunhão, comunidade e comunicação entre os seres humanos". Para você o amor tem alguma utilidade? ("existe inexplicavelmente" ou tem alguma "razão de ser")? Caso você entenda que o amor tem alguma utilidade, cite-a(s).

3. Reflita e escreva suas impressões acerca das seguintes passagens retiradas do texto: "quem ama, ama sem razão; (...) por fim, deixaria de amar, também sem razão" e "Não é possível fazer uma lei que obrigue alguém a amar, nem que impeça o fim do amor".

4. Complete: com relação à ideia de instauração de comunidade entre os seres humanos, "o Hegel da modernidade acaba substituindo a aposta no ______ pela aposta na ______ "

5. O que seria, resumidamente, o mito da unidade originária? Escreva com suas palavras.

6. Complete: "O famoso mito da unidade originária perdida esconde uma lógica pela qual o amor tem sido experimentado e pensado durante a história: o desejo pelo outro é marca de uma _______ que precisa ser ___________ "

7. Leia o parágrafo da página 157 e o último parágrafo da página 159; expresse o ponto de vista do autor sobre a compreensão do amor a que a questão 6 fez referência.

8. Reflita e escreva suas impressões a respeito dos seguintes questionamentos feitos pelo autor de nosso texto: "Será que todos os sofrimentos associados ao amor, na cultura ocidental, não estariam associados a (...) ideia perniciosa de que só há um verdadeiro amor possível e que ele vai ser para senpre? E se eu não achar minha metade perdida? E se ela estiver vivendo no Iêmen, por exemplo? Estaremos condenados ambos a vagar infelizes pelo mundo?"

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