quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Herbert de Souza: recuperação do 2º ano - 3º bimestre

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Professora Iris Duarte
Aluno(a): ______________________________________________________ Nº _____
Turma: ________


Recuperação do 3º bimestre (2º ano)


OBSERVAÇÕES
* O texto do bimestre ("E o amor, então, também acaba?"), além dos comentários feitos em sala, servirá de base para você realizar o trabalho.
* Não copie as respostas do trabalho de colegas... Caso faça isso será penalizado!
* Data de entrega: 04 de novembro (quinta-feira)


1. Leia o "box" da página 148 que fala sobre a Roda da Fortuna.
Você entende que o amor, assim como a vida, está sempre em movimento, ou associa o amor a uma ideia de estabilidade? Explique.

2. Para Hegel o amor presta um serviço inestimável na história: estabelece "comunhão, comunidade e comunicação entre os seres humanos". Para você o amor tem alguma utilidade? ("existe inexplicavelmente" ou tem alguma "razão de ser")? Caso você entenda que o amor tem alguma utilidade, cite-a(s).

3. Reflita e escreva suas impressões acerca da seguinte passagem retirada do texto: "quem ama, ama sem razão; (...) por fim, deixaria de amar, também sem razão".

4. O que seria, resumidamente, o mito da unidade originária? Escreva com suas palavras.

5. "O famoso mito da unidade originária perdida esconde uma lógica pela qual o amor tem sido experimentado e pensado durante a história: o desejo pelo outro é marca de uma falta, que precisa ser corrigida".
Leia o parágrafo da página 157 e o último parágrafo da página 159; expresse o ponto de vista do autor sobre a compreensão do amor "corrente" na cultura ocidental (exposto resumidamente na citação acima).

Nenhum comentário: