sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Exercício para os alunos do 2º ano - Colégio Carlos Lacerda

OBS. Darei o visto nos cadernos dia 03/09 (não é necessário copiar as perguntas)

1. Nosso texto expressa uma imagem tradicional de homem "como 'animal racional', cujo sentir e cujo pensar moram em casas separadas".
a) Você é partidário de qual das duas visões: "se quero conhecer devo excluir os afetos" ou "é perfeitamente possível amar o conhecimento - Filosofia significa 'amor à sabedoria'. Explique.
b) É possível pensar/descrever racionalmente o anor ou este é alheio à qualquer tentativa de racionalização? Explique.

2. Leia o "box" da página 148 que fala sobre a Roda da Fortuna.
a) Você entende que o amor, assim como a vida, está sempre em movimento, ou associa o amor a uma ideia de estabilidade? Explique.
b) Qual é o seu ponto de vista sobre o destino?

3. Descreva os seguintes "tipos" de amor: amor passional; amor condicionado pelo sangue em comum; amizade; caridade.

4. Explique a seguinte passagem do texto: "o amor pertence à zona limítrofe entre sensibilidade e racionalidade, entre natureza e cultura, entre profano e sagrado".

Exercício para os alunos do 2º ano - Colégio Herbert de Souza

OBS. Darei o visto nos cadernos dia 02/09 (não é necessário copiar as perguntas)

1. "Somente no amor somos um com o objeto, sem que ele domine ou seja dominado". Qual é o seu ponto de vista com relação a este pensamento do filósofo Hegel?

2. Para Hegel o amor presta um serviço inestimável na história: estabelece "comunhão, comunidade e comunicação entre os seres humanos". Para você o amor tem alguma utilidade? ("existe inexplicavelmente" ou tem alguma "razão de ser")? Caso você entenda que o amor tem alguma utilidade, cite-a(s).

3. Reflita e escreva suas impressões acerca das seguintes passagens retiradas do texto: "quem ama, ama sem razão; (...) por fim, deixaria de amar, também sem razão" e "Não é possível fazer uma lei que obrigue alguém a amar, nem que impeça o fim do amor".

4. Complete: com relação à ideia de instauração de comunidade entre os seres humanos, "o Hegel da modernidade acaba substituindo a aposta no ______ pela aposta na ______ "

5. O que seria, resumidamente, o mito da unidade originária? Escreva com suas palavras.

6. Complete: "O famoso mito da unidade originária perdida esconde uma lógica pela qual o amor tem sido experimentado e pensado durante a história: o desejo pelo outro é marca de uma _______ que precisa ser ___________ "

7. Leia o parágrafo da página 157 e o último parágrafo da página 159; expresse o ponto de vista do autor sobre a compreensão do amor a que a questão 6 fez referência.

8. Reflita e escreva suas impressões a respeito dos seguintes questionamentos feitos pelo autor de nosso texto: "Será que todos os sofrimentos associados ao amor, na cultura ocidental, não estariam associados a (...) ideia perniciosa de que só há um verdadeiro amor possível e que ele vai ser para senpre? E se eu não achar minha metade perdida? E se ela estiver vivendo no Iêmen, por exemplo? Estaremos condenados ambos a vagar infelizes pelo mundo?"

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Trabalho de recuperação do 2º ano - Herbert e Carlos Lacerda

Os alunos do 2º ano que ficaram com média abaixo de 5.0 (veja postagens anteriores) deverão fazer o trabalho de recuperação abaixo:


Colégio Estadual ____________________________
Filosofia
Profª Iris Duarte
2ª série – ensino médio
Aluno(a): _____________________________________________ nº _____
Turma: _______


Trabalho de recuperação de Filosofia – 2º bimestre

-------------------------------------------------------------------------------------------------
- Texto-base: "Introdução à Moral"

- Entrega deste trabalho:
* Herbert: dia 12/08.
* Carlos Lacerda: T. 2002 e 2003 dia 11/08 e T. 2001 dia 13/08.

- Escolha uma pessoa para fazer uma entrevista.
Nome da pessoa: ______________________________________________
Idade: _____ anos
Profissão: ___________________________________
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões:

1. * (entrevistado:) Para você há alguma diferença entre os termos "moral" e "ética"? Se sim, explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* (aluno:) Leia no texto e exponha aqui a distinção entre moral e ética.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. * (entrevistado:) Dê seu posicionamento: pode-se falar em hierarquia, quando se trata dos valores morais? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* (aluno:) Você concorda ou discorda do ponto de vista do entrevistado? Dê seu ponto de vista, justificando.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. * (entrevistado:) Para você os valores morais devem ser universais ou relativos? Justifique . ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* (aluno:) Você concorda ou discorda do ponto de vista do entrevistado? Dê seu ponto de vista, justificando.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. * (entrevistado:) Para você é possível que exista um povo sem qualquer conjunto de regras? Justifique. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* (aluno:) Você concorda ou discorda do ponto de vista do entrevistado? Dê seu ponto de vista, justificando.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________