quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Herbert de Souza: recuperação do 2º ano - 3º bimestre

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Professora Iris Duarte
Aluno(a): ______________________________________________________ Nº _____
Turma: ________


Recuperação do 3º bimestre (2º ano)


OBSERVAÇÕES
* O texto do bimestre ("E o amor, então, também acaba?"), além dos comentários feitos em sala, servirá de base para você realizar o trabalho.
* Não copie as respostas do trabalho de colegas... Caso faça isso será penalizado!
* Data de entrega: 04 de novembro (quinta-feira)


1. Leia o "box" da página 148 que fala sobre a Roda da Fortuna.
Você entende que o amor, assim como a vida, está sempre em movimento, ou associa o amor a uma ideia de estabilidade? Explique.

2. Para Hegel o amor presta um serviço inestimável na história: estabelece "comunhão, comunidade e comunicação entre os seres humanos". Para você o amor tem alguma utilidade? ("existe inexplicavelmente" ou tem alguma "razão de ser")? Caso você entenda que o amor tem alguma utilidade, cite-a(s).

3. Reflita e escreva suas impressões acerca da seguinte passagem retirada do texto: "quem ama, ama sem razão; (...) por fim, deixaria de amar, também sem razão".

4. O que seria, resumidamente, o mito da unidade originária? Escreva com suas palavras.

5. "O famoso mito da unidade originária perdida esconde uma lógica pela qual o amor tem sido experimentado e pensado durante a história: o desejo pelo outro é marca de uma falta, que precisa ser corrigida".
Leia o parágrafo da página 157 e o último parágrafo da página 159; expresse o ponto de vista do autor sobre a compreensão do amor "corrente" na cultura ocidental (exposto resumidamente na citação acima).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Herbert de Souza: recuperação do 3º ano - 3º bimestre

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Professora Iris Duarte
Aluno(a): ______________________________________________________ Nº _____
Turma: ________


Recuperação do 3º bimestre (3º ano)


OBSERVAÇÕES
* O texto do bimestre ("Em torno da natureza"), além dos comentários feitos em sala, servirá de base para você realizar o trabalho.
* Não copie as respostas do trabalho de colegas... Caso faça isso será penalizado!
* Data de entrega: 03 de novembro (quarta-feira)


1. Leia os itens 1 e 2 de nosso texto. Aponte o medo que o homem passou a sentir com relação à natureza, a partir do século XX; e o medo que o homem do passado sentia com relação à natureza (são temores distintos).

2. Você consegue imaginar ações que sejam exclusivas do homem? ("só o homem..."). Cite-as. (OBS. Diferentes das ações citadas no texto, no último parágrafo da página 91).

3. Leia o parágrafo da página 96. Reflita: (OBS. as respostas deverão conter argumentos)
a) Será que a capacidade de raciocinar/racionalizar é fonte de tristeza?
b) A tristeza é importante? Tem "razão de ser", no homem?
c) Será que realmente os animais "não ficam tristes"?

4. Qual é o seu ponto de vista sobre a "sabedoria do esquecimento", exposta no primeiro parágrafo da página 97?

5. Para Platão o corpo é considerado uma dimensão superior ou inferior? O corpo é comparado a que, em Platão? Nesse contexto, qual seria a utilização da Filosofia?