Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
Aluno(a): _______________________________________ nº ____
2º ano
Turma: ______
Data de entrega deste trabalho: turma 2013 -> 21/10 (sexta); turmas 2001/2004/2007 ->
"Teto" deste trabalho: 5 pontos
Texto-base: apostila "E o amor, então, também acaba?"
(OBS. O TRABALHO É INDIVIDUAL. NÃO ACEITO TRABALHOS "COMPARTILHADOS"!)
Trabalho de RECUPERAÇÃO de Filosofia
1. Lemos no texto: "Nosso mundo é construído segundo uma lógica asceta*".
a) Segundo a lógica asceta, a vida ativa só é possível através do quê?
b) Qual o argumento que o autor do texto apresenta para ir contra a lógica asceta?
* OBS. ascetismo significa “moral fundada no desprezo do corpo e das sensações físicas”
2. Diferencie tédio superficial e tédio profundo.
3. “O amor, do jeito que (o jovem) Hegel compreende, é uma unidade equilibrada de opostos e presta um serviço inestimável na história". Que "serviço inestimável" o amor prestaria, para Hegel?
4. Leia sobre o mito da unidade originária em nosso texto. "Este mito esconde uma lógica pela qual o amor tem sido pensado durante a história". O trecho transcrito se refere a que forma de pensar o amor?
5. Qual é o posicionamento do autor de nosso texto sobre a seguinte ideia: "só há um verdadeiro amor possível e ele será para sempre"? (ele concorda, discorda...? Comente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário