sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Médias do 2º ano da manhã - turmas 2001, 2004 e 2007

Obs.
1) A média do 3º bimestre será repetida no 2º bimestre.
2) Os alunos que ficaram com nota abaixo de 5.0 deverão fazer a recuperação:

Turma 2001

Agatha --
Andreia --
Beatriz --
Brena 6.6
Bruno --
Camilla 5.6
Carlos 6.1
Caroline 6.1
Claudia 8.4
Daniele --
David 5.3
Douglas Delgado --
Douglas Paiva --
Flaviana --
Gabrielli --
Givaldo 7.0
Iara 7.0
Isabella --
Jailma --
Jessica Oliveira 5.3
Jessica Soares --
Jonathan --
Larissa 5.6
Leonardo 8.0
Lidia 6.3
Luan --
Luiz 2.5
Maykon 2.7
Phelipe 6.4
Rafael Camelo --
Rafael Rodrigues 5.0
Renata 5.4
Robson --
Taiane 7.8
Tamires --
Thais Meireles 6.1
Thais Rodrigues --
Willian --
Maria Susana 5.8



Turma 2004

Aldrovando 3.0
Ana Camila 8.0
Ana Paula 4.1
Anna Carolina 2.0
Brenda 8.3
Danilo 7.3
Daylane 7.3
Edilaene 6.6
Emerson 6.7
Franklyn --
Gabriel Melo 9.3
Gabriel Soares 4.0
Gleisiane 9.5
Isabelle --
Janaina 9.2
Jean --
Jessica --
Larissa 7.6
Lelia --
Leonardo 8.1
Lucas --
Luciana --
Luis --
Magno --
Maisson --
Marcela 3.6
Marcelle --
Priscila --
Rai --
Railane 1.2
Raphael 7.7
Rilsomar --
Rosilene 3.7
Tainara 2.2
Thais Oliveira 2.0
Welington 6.1
Ynaiara --
Thais Santos --
Edna --



T. 2007

Amanda --
Ana Leticia 9.0
Andrelina --
Andrezza --
Anelito --
Augusto 5.2
Ayrton 6.8
Byanka --
Carolaine 5.0
Daiana 1.0
Daniela 1.0
Diego 5.3
Esdras --
Fernando 6.3
Filipe 9.5
Gabriela 0.5
Igor 2.2
Jackson 5.1
Jeffeter 6.0
Jonas 1.2
Leonardo 5.0
Luiz 3.3
Maria 7.4
Matheus Augusto 8.8
Matheus Carvalho 8.0
Milai --
Raquel --
Rayanne --
Rubens --
Yedda 8.0
Ana Carolinne --
Cristiano --
Caroline --

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

aviso para as turmas 2001, 2004 e 2007

O resultado (médias/quem ficou em recuperação) das turmas 2001, 2004 e 2007 só será divulgado aqui no blog na sexta-feira.
Aguardem!

OBS. Sem ansiedade - a entrega do trabalho de recuperação (para quem ficar) é só dia 09/11...

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aviso para alunos T. 2013 e 3009

Os alunos abaixo entregaram trabalho depois; todos eles conseguiram "escapar" da recuperação.

T. 2013
- Sâmela
- Paulo Ricardo

T. 3009
- Silas
- Jonathan
- Luan
- Josias

Parabéns!

Textos de alunos da T. 1002 (noite)


Alunos Jorge Roberto e Mônica da T. 1002 (noite): suas apostilas estão com o inspetor Damásio.

Obrigada pela generosidade em emprestá-las para os colegas da outra turma...
Pena que vocês esqueceram de pegar de volta - quando passei na 1002 vocês já tinham ido embora :P

Trabalho de recuperação do 3° bimestre - 3° ANO

Trabalho de recuperação do 3° bimestre - 3° ANO

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
Aluno(a): _______________________________________ nº ____
3º ano
Turma: ______

Data de entrega deste trabalho: turma 3009 -> 21/10 (sexta); turmas 3003/3006/3007 -> 25/10* (terça)
"Teto" deste trabalho: 5 pontos
Texto-base: apostila "A Ciência Pensa?"
(OBS. O TRABALHO É INDIVIDUAL. NÃO ACEITO TRABALHOS "COMPARTILHADOS"!)
* turmas 3003, 3006 e 3007: aceitarei também - excepcionalmente - dia 01/11 (terça)

Trabalho de RECUPERAÇÃO de Filosofia

1. “No século XX, a ciência é considerada o discurso mais eficaz sobre a realidade, e a filosofia, apenas uma ciência auxiliar, uma coadjuvante na busca do conhecimento”. A filosofia sempre teve esse papel subordinado à ciência? Comente.

2. Na Idade Média a busca do conhecimento não podia entrar em choque com o quê?

3. Com a revolução moderna a Filosofia passou a ser ainda mais exaltada ou foi relegada a segundo plano? Explique.

4. Pesquise (em livros, no internet*) sobre o positivismo e descreva as características deste aqui.

* OBS. Não repita apenas o que foi dito em nossa apostila! Pesquise "fora" (um bom texto, objetivo)

5. "A relação entre a filosofia e a ciência muda mais uma vez na era contemporânea". Como é esta relação, agora?

Trabalho de recuperação do 3° bimestre - 2° ANO

Trabalho de recuperação do 3° bimestre - 2° ANO

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
Aluno(a): _______________________________________ nº ____
2º ano
Turma: ______

Data de entrega deste trabalho: turma 2013 -> 21/10 (sexta); turmas 2001/2004/2007 -> 02/11 09/11 (quarta)
"Teto" deste trabalho: 5 pontos
Texto-base: apostila "E o amor, então, também acaba?"
(OBS. O TRABALHO É INDIVIDUAL. NÃO ACEITO TRABALHOS "COMPARTILHADOS"!)

Trabalho de RECUPERAÇÃO de Filosofia

1. Lemos no texto: "Nosso mundo é construído segundo uma lógica asceta*".
a) Segundo a lógica asceta, a vida ativa só é possível através do quê?
b) Qual o argumento que o autor do texto apresenta para ir contra a lógica asceta?

* OBS. ascetismo significa “moral fundada no desprezo do corpo e das sensações físicas”


2. Diferencie tédio superficial e tédio profundo.

3. “O amor, do jeito que (o jovem) Hegel compreende, é uma unidade equilibrada de opostos e presta um serviço inestimável na história". Que "serviço inestimável" o amor prestaria, para Hegel?

4. Leia sobre o mito da unidade originária em nosso texto. "Este mito esconde uma lógica pela qual o amor tem sido pensado durante a história". O trecho transcrito se refere a que forma de pensar o amor?

5. Qual é o posicionamento do autor de nosso texto sobre a seguinte ideia: "só há um verdadeiro amor possível e ele será para sempre"? (ele concorda, discorda...? Comente).

Trabalho de recuperação do 3° bimestre - 1° ANO TARDE (T. 1019)

Trabalho de recuperação do 3° bimestre - 1° ANO TARDE (T. 1019)

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
Aluno(a): _______________________________________ nº ____
1º ano
Turma 1019

Data de entrega deste trabalho: 21/10 (sexta-feira)
"Teto" deste trabalho: 5 pontos
Texto-base: "Lógica aristotélica"
(OBS. O TRABALHO É INDIVIDUAL. NÃO ACEITO TRABALHOS "COMPARTILHADOS"!)

Trabalho de RECUPERAÇÃO de Filosofia

1. Dada a seguinte proposição "Todo cachorro é fiel" faça um quadrado de oposições, identificando as proposições contrárias, contraditórias, subalternas e subcontrárias.


2. Observe os silogismos I e II e analise-os conforme se pede.
I
Toda mãe é tímida.
Toda mãe é mulher.
Logo, todo mulher é tímida.

II
Algumas crianças não são felizes.
Algumas crianças são alegres.
Logo, alguns alegres não são felizes.

a) Identifique as premissas e a conclusão de cada silogismo.
b) Qualifique as 6 proposições segundo a verdade ou falsidade.
c) Identifique a quantidade e a qualidade das 6 proposições (geral ou particular, afirmativa ou negativa)
d) Identifique os três termos (médio, menor, maior) que compõem os dois silogismos.
e) O silogismo I é válido ou não? E o silogismo II, é válido ou não?



3.Use a sua criatividade para elaborar silogismos válidos (cada um: 2 premissas e 1 conclusão) segundo o que se pede:
a) Um silogismo cujas 3 proposições sejam afirmativas.


b) Um silogismo cuja primeira premissa seja geral (ou universal) e negativa.


c) Um silogismo cuja conclusão seja a seguinte proposição particular negativa: “Algum homem não é vaidoso”.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Trabalho do 1° ano NOITE (turmas 1001, 1002, 1003) - 1° bimestre

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
Aluno(a): ____________________________________________ nº _______
1º ano NOITE (turmas 1001, 1002, 1003)
Turma: ________

Data de entrega deste trabalho: 21/10 (sexta-feira)
Valor deste trabalho: 3 pontos

Trabalho de Filosofia do 1º bimestre

1. Preencha os parênteses com “C” se a afirmação for certa e “E” se a afirmação for errada: (0.13 cada)
( ) A palavra filosofia deriva de dois termos gregos: philia (amor/amizade) e sophia (sabedoria); assim, filosofia significa literalmente “sabedoria do amor”.
( ) O filósofo é uma espécie de sábio pois, como este, se sente cheio de certezas.
( ) O filósofo é alguém que está sempre em busca do conhecimento.
( ) Diógenes Laertius foi o primeiro a usar a palavra “filosofia”.
( ) No quadro “Escola de Atenas”, de Rafael, Platão é retratado como alguém que crê que a verdade não se encontra no mundo em que habitamos, e sim em outro plano (Platão adverte sobre “o poder do pensamento e das várias idéias abstratas”)
( ) Podemos comparara a Filosofia com a Química, por exemplo, no sentido de ambas serem um “conjunto de conhecimentos ou de doutrinas”
( ) Se só sei “o que os filósofos disseram” não estou filosofando. Filosofar tem relação com o questionamento, a problematização, o aprofundamento a respeito de um tema/questão... (trata-se de uma “atitude ou posicionamento perante a vida”)
( ) A indagação filosófica não gera instabilidade – ela existe para confirmar nossas convicções e certezas.

2. De acordo com nosso texto “qualquer um pode filosofar” ou são necessários “talentos intelectuais extraordinários”? Comente. (0.5 ponto)
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3. Cite duas das “vantagens de se estudar filosofia” expostas pelo texto. (0.5 ponto)
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4. a) O autor de nosso texto compara a filosofia a que outra atividade humana, quando questiona a sua “inutilidade”? (0.5 ponto)
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b) Qual a importância da filosofia e dessa outra atividade, conforme exposto por nosso autor? (0.5 ponto)
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