domingo, 21 de junho de 2009

Ainda refletindo sobre as ideias de Marx...

"Teu patrão te explora! Revolte-se!" (visto em uma rua da Lapa - RJ)


trecho de um livro chamado "O Altruísta", de Bernard Shaw:

“- De que serve estarmos a atormentar-nos, Sidney? Nada podemos fazer agora. E se teu pai economizou dinheiro e os outros foram imprevidentes, teve mérito em fazer fortuna.

- De acordo, mas não foi ele quem fez a fortuna. Meu pai limitou-se a deitar a mão a uma riqueza que outros criaram para ele. Na Universidade de Cambridge ensinaram-me que os seus lucros foram a recompensa das privações que lhe permitiram economizar fundos. Isso sossegou a minha consciência até o dia em que comecei a perguntar a mim mesmo porque diabo um homem se faz pagar por outro para ser virtuoso. E outra pergunta me atormentou: De que se privou meu pai? Os trabalhadores, sim, privam-se da carne, vinho, ar fresco, vestuário quente, habitação confortável, descanso, dinheiro, a companhia das suas famílias, numa palavra: de tudo o que torna a vida digna de ser vivida. É talvez por causa disso que eles morrem uns vinte anos antes das pessoas da nossa condição. E, contudo, ninguém os recompensou das suas privações, ao passo que a recompensa tocou a meu pai, que não se privou absolutamente de nada, antes dispôs de tudo à sua vontade. (...) Se procurarmos aquilo de que meu pai se privava e que os trabalhadores tinham em demasia, só encontramos uma coisa: era o trabalho penoso. (...)”

Nenhum comentário: