quarta-feira, 24 de junho de 2009

curta "Ilha das Flores"

O curta "Ilha das Flores", de Jorge Furtado, foi exibido esta semana no Colégio Estadual Herbert de Souza e será exibido semana que vem no Colégio Estadual Olavo Bilac.
Este curta, que completa 20 anos de lançamento em 2009, nos permite refletir sobre a dinâmica da sociedade capitalista.


O vídeo se encontra no Youtube (em 2 partes):
http://www.youtube.com/watch?v=Zfo4Uyf5sgg
http://www.youtube.com/watch?v=6IrGibVoBME


Resumo do filme:
"Ilha das Flores é o título de um curta-metragem produzido por gaúchos, ganhador dos prêmios de melhor filme, montagem e roteiro, no Festival de Gramado, em 1989 e vencedor do Urso de Prata em Berlim, em 1990. Em doze minutos projeta-se a trajetória de um tomate, desde a sua plantação até o seu consumo final na Ilha das Flores, local que serve de lixão para os habitantes da Grande Porto Alegre. Essa trajetória envolve processos econômicos e sociais, tais como: a venda do tomate ao supermercado, a compra do tomate pelo consumidor, o consumo ou não consumo do tomate pelo comprador, a ida do tomate não consumido ao lixo, o destino desse lixo e, finalmente, o consumo do tomate descartado, bem como dos demais tipos de lixo consumidos pelos porcos que se criam nos lixões e, após estes, por seres humanos economicamente desprivilegiados.
É ao final do filme que a crítica, contundente, mas irônica, torna-se crua. Aquilo que é sugerido durante todo o filme é, então, explicitado: o que faz os seres humanos diferentes e superiores a outros animais não é o teleencéfalo altamente desenvolvido, nem o polegar opositor, senão a quantidade de dinheiro que possuem. Na Ilha das Flores, aqueles que não têm dinheiro comem pior que os porcos."
(Prof.: Aparecido Djalma da Silva)

Nenhum comentário: