sexta-feira, 8 de julho de 2011

05/07/2011: Escolas estaduais do Rio em greve - assembleia decide continuar paralisação



(Não tive acesso à internet antes por isso estou postando com atraso...
Só pelo registro, mesmo!)

Assembleia dos profissionais de educação da rede pública estadual do Rio, realizada no clube Hebraica, em Laranjeiras, decidiu pouco continuar a greve nas escolas, iniciada quase um mês, no dia 7 de junho. Amanhã, quarta-feira (dia 6), às 14h, o Sepe participa de uma audiência no Gabinete do líder do Governo, na Alerj, deputado André Correa, para discutir as reivindicações da categoria. Nesta reunião, estarão presentes o secretário de Educação Wilson Risolia e representantes da Casa Civil do governo. Na sexta, dia 8, às 14h, a categoria realiza nova assembleia, no Clube Municipal, na Tijuca,para discutir os rumos do movimento, tendo em vista a reunião com o governo amanhã.

Hoje, uma grande passeata da educação mostrou toda a força da mobilização da rede estadual. Nem mesmo o mau tempo e o frio conseguiram impedir que milhares de profissionais realizassem uma grande marcha até o Palácio Guanabara. A força da greve começa a fazer o governo estadual a abrir a negociações e, na audiência desta quarta-feira, a categoria espera que os representantes do governo apresentem uma contraproposta que venha ao encontro das nossas reivindicações para que a categoria possa discutir na assembléia da próxima sexta os rumos da greve nas escolas estaduais.

Eis as principais reivindicações da categoria: reajuste emergencial de 26%; incorporação imediata da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015); descongelamento do Plano de Carreira dos Funcionários Administrativos.

Antes da assembleia ocorrerá Conselho Deliberativo da rede, também no Clube Municipal, a partir das 8h.

Calendário da greve:

Quarta (dia 6): reunião com o governo na Alerj, às 14h;reuniões nas escolas com a comunidade;

Quinta (dia 7): atos públicos descentralizados nas regionais e núcleos;

Sexta (dia 8): assembleia às 14h, no Clube Municipal, na Tijuca - conselho no mesmo local, a partir das 8h.



Foto: momento em que a assembleia decide pela continuação da greve (Samuel Tosta).

Nenhum comentário: