sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Entrega dos trabalhos e testes do 3° bimestre

- T. 1019 (tarde)
entrega do trabalho e teste dia 07/10

- T. 2001 (manhã), 2004 (manhã), 2007 (manhã)
entrega do trabalho e teste dia 19/10

- T. 2013 (tarde)
entrega do trabalho e teste dia 07/10

- T. 3003 (manhã), 3006 (manhã), 3007 (manhã)
entrega do trabalho e teste dia 11/10

- T. 3009 (tarde)
entrega do trabalho e teste dia 07/10


A NOTA FINAL DO 3° BIMESTRE SERÁ REPETIDA NO 2° BIMESTRE

Andrógino - Aurora Consurgens


Hoje na aula da turma 2013 trabalhamos o "mito da unidade originária", de Platão. No livro "Antologia Ilustrada de Filosofia" (Ubaldo Nicola) havia a figura acima, com a seguinte legenda: "O andrógino platônico, com quatro braços, quatro pernas e dois sexos, em uma imagem do século XVI"
O aluno Luan Moraes se mostrou interessado em entender a simbologia da imagem: por que o coelho, o morcego...?
Pesquisei um pouco e achei:
- esta imagem é proveniente do livro "Aurora Consurgens", "um manuscrito iluminado do século XV" (e não XVI), que "contém um tratado de alquimia medieval, no passado, às vezes, atribuído a Tomás de Aquino, atualmente a um escritor chamado de 'Pseudo-Aquino'. Excepcionalmente para um trabalho deste tipo, o manuscrito contém trinta e oito belas miniaturas feitas em aquarela" - uma delas, a imagem do andrógino que nos interessa...
- não achei quase nada sobre a simbologia da imagem, apenas a interpretação pessoal de um rapaz chamado Pedro Ortega. Traduzi o que ele escreveu e reproduzo aqui:

"Sempre me considerei um romântico, em minha juventude me inspirei em mitos e ideais – um deles foi o mito do Andrógino do 'Banquete', de Platão. Este mito fala sobre seres duplos que tentaram entrar no Olimpo; Zeus ficou furioso com a invasão e jogou um raio que dividiu estes seres em dois. Isso explica a idéia de que cada mulher teria um homem perfeito que seria sua outra metade. Uma questão importante é que para Platão o Andrógino poderia ser formado não apenas por uma parte fêmea e uma parte macho, mas também por duas partes macho ou duas partes fêmea*. Esta idéia daria legitimidade à homossexualidade, já na Grécia antiga, mas tal concepção infelizmente não se manteve.
O mito teria perdurado na Idade Média graças ao neoplatonismo, a filosofia da Grécia antiga mais próxima às idéias cristãs. Um dos maiores representantes da Igreja, São Tomás de Aquino, estava associado com a filosofia de Platão. Existe um tratado de Alquimia do século XV chamado Aurora Consurgens que foi muitas vezes relacionado à Tomás de Aquino, associação no entanto duvidosa. O Concílio de Trento censurou a primeira parte deste livro porque usou metáforas bíblicas, o que não era permitido em livros não-teológicos. A imagem reproduzida aqui no blog é proveniente deste tratado.
A imagem representa o momento no qual as duas metades, fêmea e macho, se encontraram e estão envolvidas no processo de unificação. Este milagre se dá graças ao Vento Sul, conforme mencionado nos textos da Aurora Consurgens. O Vento Sul é representado por esta águia grande e azul que ajuda as metades a se unirem.
A imagem é cheia de símbolos: o Andrógino está em cima de um monte de pássaros azuis (talvez corvos) e ambas as metades têm animais em uma mão: um morcego e um coelho. Eu acho que eles poderiam ser algum tipo de ingrediente alquímico para uma poção necessária para uni-los. Além disso, eles poderiam simbolizar o triunfo do Andrógino sobre as demais espécies."

* Diferentemente de Pedro Ortega, que coloca todos os seres sob a mesma classificação ("Andrógino") Ubaldo Nicola se refere aos seres do mito de Platão como “homens (seres humanos) esféricos”, que podiam ser de três gêneros sexuais: o masculino (metades: macho-macho), o feminino (metades: fêmea-fêmea) e o andrógino (metades: macho-fêmea).



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aurora_Consurgens_%28livro%29
http://heresyandbeauty.wordpress.com/2010/02/08/androgyn-from-aurora-consurgens/

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TRABALHO DO 3º BIMESTRE - 3º ANO

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
Aluno(a): _______________________________________ nº ____
3º ano
Turma: ________

Data de entrega deste trabalho: 30/09 07/10 (T. 3009) e 11/10 (T. 3003, 3006, 3007)
Valor deste trabalho: 5 pontos
(OBS. Lembrando que a nota do 3º bimestre será repetida no 2º bimestre!)

Trabalho de Filosofia do 3º bimestre

1. Pesquise e transcreva aqui um texto pequeno que faça elogios à ciência (defesa da ciência, exposição de seus benefícios)

2. Pesquise e transcreva aqui um texto pequeno que faça críticas à ciência (aponte problemas da ciência...)

3. Exponha sua reflexão pessoal a respeito de ambos os textos. Produza uma redação, de cerca de 10 linhas, na qual expresse em que pontos concorda e em que pontos discorda dos dois textos que você selecionou (exponha argumentos).
Além de refletir sobre os textos que você selecionou, reflita também sobre os seguintes itens:
. É possível falar em hierarquia entre ciência e filosofia? (uma das duas seria mais importante que a outra? Por quê?)
. É possível falar em hierarquia entre ciência e religião? (uma das duas seria mais importante que a outra? Por quê?)
. "O mundo pode ser decifrado pela ciência" - você concorda ou discorda desta afirmação? Comente.
. Você associa a ciência à ideia de exatidão; ou concorda com a seguinte afirmação contida no texto ("A Ciência Pensa?", p. 75): "há sempre um aspecto irracional em tudo que o homem faz, até mesmo na ciência"?

TRABALHO DO 3º BIMESTRE - 2º ANO

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
Aluno(a): _______________________________________ nº ____
2º ano
Turma: ________

Data de entrega deste trabalho: 30/09 07/10 (T. 2013) e 19/10 (T. 2001, 2004, 2007)
Valor deste trabalho: 5 pontos
(OBS. Lembrando que a nota do 3º bimestre será repetida no 2º bimestre!)

Trabalho de Filosofia do 3º bimestre


1. Transcreva aqui 2 (duas) letras de música que tenham como tema o amor. Importante: deverão ser visões diferenciadas (em algum aspecto) de amor em cada letra de música.

2. Pense 2 (dois) filmes que você tenha assistido que tenham como tema o amor. (Importante: deverão ser visões diferenciadas [em algum aspecto] de amor em cada filme).
Escreva* um pequeno resumo sobre o enredo de cada filme.

* Você pode escrever com suas palavras ou mesmo copiar da internet (não avaliarei o resumo do filme em si; outros elementos serão avaliados, como a redação que você deverá escrever [veja item 3] etc)

3. Produza uma redação, de cerca de 10 linhas, com suas reflexões pessoais sobre os seguintes itens:
. Em que aspecto as letras de música que você selecionou divergem entre si? O que você tem a dizer sobre a visão de amor contida em cada uma delas (você se aproxima mais de uma visão do que de outra...?)
. Em que aspecto os filmes que você selecionou divergem entre si? O que você tem a dizer sobre a visão de amor contida em cada um deles (você se aproxima mais de uma visão do que de outra...?)
. Complemente sua redação com outros elementos referentes ao modo como você enxerga o amor (Questões: O amor surge inexplicavelmente ou sabemos dizer a razão por que amamos alguém? O amor teria alguma utilidade, no seu ponto de vista? Você associa o amor à ideia de "eternidade"?...)

TRABALHO DO 3º BIMESTRE - 1º ANO

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
Aluno(a): _______________________________________ nº ____
1º ano
Turma 1019

Data de entrega deste trabalho: 30/09 07/10
Valor deste trabalho: 3 pontos
(OBS. Lembrando que a nota do 3º bimestre será repetida no 2º bimestre!)

Trabalho de Filosofia do 3º bimestre

1. Dada a seguinte proposição "Toda criança é bondosa" faça um quadrado de oposições, identificando as proposições contrárias, contraditórias, subalternas e subcontrárias.


2. Observe os silogismos I e II e analise-os conforme se pede.
I
Todo gato é branco.
Todo gato é animal.
Logo, todo animal é branco.

II
Algumas mulheres não são bonitas.
Algumas mulheres são belas.
Logo, algumas mulheres belas não são bonitas.

a) Identifique as premissas e a conclusão de cada silogismo.
b) Qualifique as 6 proposições segundo a verdade ou falsidade.
c) Identifique a quantidade e a qualidade das 6 proposições (geral ou particular, afirmativa ou negativa)
d) Identifique os três termos (médio, menor, maior) que compõem os dois silogismos.
e) O silogismo I é válido ou não? E o silogismo II, é válido ou não?


3. Identifique o tipo de falácia dos argumentos:
a) “Quem me disse que beber limonada faz mal foi o Sr.Luís, deputado federal, então só pode ser verdade.”
b) "Será que o palhaço é o assassino? No ano passado um palhaço matou uma criança."
c) "Em São Paulo, mais pessoas bebem leite, e mais pessoas morrem de câncer, do que
em qualquer outro estado do Brasil. Portanto, podemos concluir que o consumo de
leite provoca câncer".
d) "Este policial passou-me uma multa porque não gosta de mim. E a prova de que não gosta de mim é ter-me passado uma multa".
e) "Esta é a única testemunha ocular do crime que ocorreu na noite de sábado passado. Porém, o seu depoimento não é aceite porque se encontrava naquele lugar por ser prostituta. Ora uma prostituta não é uma pessoa aceite socialmente e não podemos saber se fala a verdade".
f) "Nada é melhor do que uma vida tranqüila e feliz.
Um misto quente é melhor do que nada.
Portanto, um misto quente é melhor do que uma vida tranqüila e feliz."

BOICOTE AO SAERJ






Profissionais das escolas públicas estaduais farão paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (21 de setembro), dia da aplicação do Saerj (Sistema de Avaliação do Ensino). Esta avaliação pretende medir os conhecimentos dos alunos, mas não foi planejada pelos professores da rede estadual e não leva em consideração a realidade das escolas, que não têm uma estrutura mínima para o estudo.




A deliberação da asssembleia da rede estadual é a de que os profissionais parem e boicotem a realização do Saerj nesta quarta-feira, não aplicando provas ou corrigindo aquelas que porventura tenham sido realizadas. Caso a direção da escola ameace algum profissional com o lançamento de um código no MCF que não seja o 61 (greve e paralisações) ela estará infringindo a legislação trabalhista que já reconheceu o direito de greve dos servidores públicos em diversos casos. Portanto, a categoria não deve se intimidar com as pressões das direções das escolas ou de Coordenadorias Metropolitanas, que fazem ameaças para tentar intimidar a força do movimento.


As provas do Saerjinho fazem parte do Plano de Metas apresentado pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e tem como um dos seus eixos a meritocracia. Isto significa que o resultado desta e de outras avaliações externas será utilizado para “premiar” ou “punir” professores e funcionários de acordo com o resultado das provas, estabelecendo uma lógica de remuneração variável.

O Sepe não é contra qualquer avaliação que tenha por objetivo identificar problemas no processo de ensino para melhorar a qualidade da educação. O problema, para o sindicato, é que o Saerjinho é uma avaliação classificatória que pretende estabelecer salários diferentes de acordo com a produtividade de cada escola. Alem do mais, este sistema já deu errado em vários lugares, tais como Chile, EUA e no estado de São Paulo. E já deu errado aqui na própria Seeduc, com o Programa Nova Escola, que foi um tremendo fracasso.

A educação é um direito de todos e dever do Estado. Estabelecer uma lógica produtivista na educação é esquecer que a escola não é uma fábrica, que a riqueza do processo educativo depende de muitas coisas além do esforço dos professores e funcionários, e que não haverá qualidade na educação enquanto as condições de trabalho forem tão ruins que levam ao abandono de mais de 20 professores por dia – como pesquisa do Sepe no Diário Oficial comprova.

Outra denúncia em relação ao Plano de Metas, é que a Seeduc pretende punir professores considerando até mesmo o número de alunas grávidas nas escolas. Assim, se o número de alunas grávidas em uma determinada escola aumenta, o salário do professor diminui. Essa é a lógica da meritocracia: tentar culpar o profissional da educação por tudo o que acontece na escola.

Não boicotamos o Saerj para impedir um diagnóstico, pois nós profissionais da educação fazemos isso o tempo todo. Boicotamos o Saerj porque não podemos aceitar que a educação pública seja encarada como uma mercadoria vendida a preços diferentes dependendo das condições do “negócio”. Educação de qualidade é direito de todos!