quarta-feira, 5 de maio de 2010

Trabalho de grupo - 2º ano 1º bimestre Herbert de Souza

Objetivo
Expor, de modo criativo, as ideias principais de um dos dois textos que estudamos*; e responder as questões pedidas.

Instruções
1.
Forme um grupo de no máximo 4 alunos

2. Escolham um dos dois textos que estudamos:
“O que é conhecimento”; ou “Teoria do conhecimento na Idade Moderna e Contemporânea”.
Leiam o texto escolhido e anotem em uma folha as ideias principais contidas no texto**. Estas anotações servirão de base para a etapa 4 do trabalho de grupo.

3. Respondam às seguintes perguntas (cada pergunta terá apenas uma resposta, que será coletiva, de todo o grupo):

Grupos que escolheram o texto “O que é conhecimento”:
a) Ao tratar do tema “critério de verdade” o texto faz referência ao consenso. Reflita e dê seu ponto de vista sobre o consenso ser tomado como critério de verdade (faz sentido / é adequado ou não?)
b) Aponte a diferença entre dogmatismo em Filosofia e dogma sob o ponto de vista religioso. Dê exemplos de dogmas cristãos.
c) Explique a diferença que há entre racionalismo e empirismo; e aponte qual das duas correntes você considera mais coerente, explicando o porquê.

Grupos que escolheram o texto “Teoria do conhecimento na Idade Moderna e Contemporânea”:
a) Qual é a relação que Descartes estabelece entre provar que Deus existe e concluir que o mundo tem realidade?
b) Locke afirma que “a alma é como uma tabula rasa”. Explique esta afirmação.
c) Após ter tido contato com as idéias de Descartes e de Locke exponha qual dos dois pensamentos você considera mais coerente, explicando o porquê.

4. O grupo deverá escolher uma opção para apresentar seu trabalho, como: exposição oral; exposição oral + cartolina; apresentação de PowerPoint; encenação (teatro***)... VEJA OBS.
Seja qual for a forma que o grupo escolheu para apresentar o trabalho as etapas 2 (exposição das ideias principais do texto escolhido) e 3 (respostas do grupo às perguntas) devem estar presentes.

5. Orientações gerais:
- valor do trabalho: 3 pontos
- data: 13/05 (quinta)
- tempo de apresentação: entre 10 e 15 minutos, aproximadamente
- aos que forem trazer a encenação gravada ou a apresentação de PowerPoint (seja em CD, pendrive...): testem no computador de casa antes de trazer para a escola! (Parece óbvio mas já tive várias experiências de CD que “não abre” no laptop da escola, etc)
- Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (ex. se optaram pela encenação, pensem em “cenário”, “figurino”... Se optaram pelo PowerPoint insiram imagens, músicas...)
Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem as ideias principais do texto escolhido e as respostas do grupo! VEJA OBS.


OBS.
-> Por falta de tempo hábil não haverá apresentação. O aluno deverá trazer gravado (CD) a apresentação do PowerPoint ou a encenação, caso tenha optado por estas.
-> Excepcionalmente aceitarei também trabalhos escritos, apenas (resumo + resposta às perguntas), não havendo mais obrigação de fazer teatro, PowerPoint...


* O primeiro texto (“O conhecimento filosófico”) não será considerado para este trabalho.
** Se quiserem acrescentar elementos retirados de outros textos, fiquem à vontade. Mas sejam criteriosos ao escolher estes textos extras!
*** A encenação pode ser “ao vivo” ou o grupo pode trazê-la gravada.

Nenhum comentário: