quarta-feira, 5 de maio de 2010

Trabalho de grupo - 3º ano 1º bimestre Carlos Lacerda

Objetivo
Expor as ideias principais de um dos três textos que estudamos; e responder as questões pedidas.


Instruções
1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos (atendendo a pedidos, também aceitarei trabalhos feitos individualmente).

2. Escolha um dos três textos que estudamos:
“A Cultura”; “Trabalho: liberdade e submissão”; ou “O que é ideologia?”
Leiam o texto escolhido e anotem as ideias principais contidas no texto (façam um resumo do texto).

3. Respondam às seguintes perguntas (cada pergunta terá apenas uma resposta, que será coletiva, de todo o grupo):

Grupos que escolheram o texto “A Cultura”:
a) Apontem diferenças – gerais, além das que estão no texto – entre os homens e os demais animais.
b) De acordo com a autora do texto os animais não trabalham – somente o homem trabalha. Apontem o argumento da autora para esta afirmação; e exponham se vocês concordam ou não com ela, justificando a posição de vocês.
c) Reflitam: Como vocês imaginam que seria o mundo se o homem seguisse só os instintos? Justifiquem a resposta.


Grupos que escolheram o texto “Trabalho: liberdade e submissão”:
a) Qual a explicação para o trabalho estar perdendo seu poder libertador, de acordo com o texto?
b) O que significa o seguinte trecho do texto: “a produção econômica transformou-se no objetivo imposto às pessoas, em vez de a pessoa humana ser o objetivo da produção”?
c) Considerando o desenvolvimento tecnológico atual – e a automatização da produção derivada deste desenvolvimento – reflitam sobre qual destas perspectivas para o futuro vocês acreditam ser mais possível: “sociedade do tempo livre” ou “sociedade do desemprego”. Apresentem justificativas para o pensamento de vocês.

Grupos que escolheram o texto “O que é ideologia?”:
a) De acordo com a autora do texto qualquer pessoa é capaz de realizar a passagem do senso comum para o bom senso (“Qualquer pessoa, não sendo vitima de doutrinação e dominação, e se for estimulada na capacidade de compreender e criticar, torna-se capaz de juízos sábios porque vitais, isto é, orientados para sua humanização”). Vocês concordam ou discordam desta ideia? Justifiquem.
b) Dêem exemplos de pensamentos perpassados pela ideologia (sentido estrito/concepção marxista do termo).
c) O que vocês acham que pode ser feito para minimizar o peso do pensamento ideológico (sentido estrito/concepção marxista do termo) na sociedade?


4. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data de entrega dos trabalhos:
T. 3001 - 05/05 (quarta)
T. 3002 e 3003 - 07/05 (sexta)

Nenhum comentário: