quarta-feira, 5 de maio de 2010

Trabalho de grupo - 3º ano 1º bimestre Herbert de Souza

Objetivo
Expor, de modo criativo, as ideias principais de um dos três textos que estudamos; e responder as questões pedidas.

Instruções
1.
Forme um grupo de no máximo 4 alunos.

2. Escolha um dos três textos que estudamos:
“A Cultura”; “Trabalho: liberdade e submissão”; ou “O que é ideologia?”
Leiam o texto escolhido e anotem em uma folha as ideias principais contidas no texto . Estas anotações servirão de base para a etapa 4 do trabalho de grupo.

3. Respondam às seguintes perguntas (cada pergunta terá apenas uma resposta, que será coletiva, de todo o grupo):
Grupos que escolheram o texto “A Cultura”:
a) Apontem diferenças – gerais, além das que estão no texto – entre os homens e os demais animais.
b) De acordo com a autora do texto os animais não trabalham – somente o homem trabalha. Apontem o argumento da autora para esta afirmação; e exponham se vocês concordam ou não com ela, justificando a posição de vocês.
c) Reflitam: Como vocês imaginam que seria o mundo se o homem seguisse só os instintos? Justifiquem a resposta.


Grupos que escolheram o texto “Trabalho: liberdade e submissão”:
a) Qual a explicação para o trabalho estar perdendo seu poder libertador, de acordo com o texto?
b) O que significa o seguinte trecho do texto: “a produção econômica transformou-se no objetivo imposto às pessoas, em vez de a pessoa humana ser o objetivo da produção”?
c) Considerando o desenvolvimento tecnológico atual – e a automatização da produção derivada deste desenvolvimento – reflitam sobre qual destas perspectivas para o futuro vocês acreditam ser mais possível: “sociedade do tempo livre” ou “sociedade do desemprego”. Apresentem justificativas para o pensamento de vocês.

Grupos que escolheram o texto “O que é ideologia?”:
a) De acordo com a autora do texto qualquer pessoa é capaz de realizar a passagem do senso comum para o bom senso (“Qualquer pessoa, não sendo vitima de doutrinação e dominação, e se for estimulada na capacidade de compreender e criticar, torna-se capaz de juízos sábios porque vitais, isto é, orientados para sua humanização”). Vocês concordam ou discordam desta ideia? Justifiquem.
b) Dêem exemplos de pensamentos perpassados pela ideologia (sentido estrito/concepção marxista do termo).
c) O que vocês acham que pode ser feito para minimizar o peso do pensamento ideológico (sentido estrito/concepção marxista do termo) na sociedade?


4. O grupo deverá escolher uma opção para apresentar seu trabalho, como: exposição oral; exposição oral + cartolina; apresentação de PowerPoint; encenação (teatro**)... VEJA OBS.
Seja qual for a forma que o grupo escolher para apresentar o trabalho as etapas 2 (exposição das ideias principais do texto escolhido) e 3 (respostas do grupo às perguntas) devem estar presentes.

5. Orientações gerais:
- valor do trabalho: 3 pontos
- data: 12/05 (quarta)
- tempo de apresentação: entre 10 e 15 minutos, aproximadamente
- aos que forem trazer a encenação gravada ou a apresentação de PowerPoint (seja em CD, pendrive...): testem no computador de casa antes de trazer para a escola! (Parece óbvio mas já tive várias experiências de CD que “não abre” no laptop da escola, etc)
- Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (ex. se optaram pela encenação, pensem em “cenário”, “figurino”... Se optaram pelo PowerPoint insiram imagens, músicas...)
Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem as ideias principais do texto escolhido e as respostas do grupo! VEJA OBS.


OBS.
-> Por falta de tempo hábil não haverá apresentação. O aluno deverá trazer gravado (CD) a apresentação do PowerPoint ou a encenação, caso tenha optado por estas.
-> Excepcionalmente aceitarei também trabalhos escritos, apenas (resumo + resposta às perguntas), não havendo mais obrigação de fazer teatro, PowerPoint...


* Se quiserem acrescentar elementos retirados de outros textos, fiquem à vontade. Mas sejam criteriosos ao escolher estes textos extras!
** A encenação pode ser “ao vivo” ou o grupo pode trazê-la gravada.

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