sexta-feira, 1 de abril de 2011

Roteiro trabalho grupo - 2º ano MANHÃ 1º bi

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
2º ano – ensino médio
T. 2001, 2004, 2007

Trabalho em grupo de Filosofia – 1º bimestre

Objetivo
Expor, de modo criativo, os elementos pedidos, referentes ao texto "Adeus ao Real" e aos debates realizados em sala.

Instruções
1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos

2. Respondam às seguintes perguntas:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) Caracterizem, do modo mais completo possível, o realismo e o relativismo.
b) Analisem separadamente cada um dos itens abaixo: indiquem qual das posturas é mais apropriada em cada caso – realismo ou relativismo; em seguida expliquem o porquê da opção feita por vocês.
- o aborto ser certo ou errado
- a traição ser perdoável ou não
- a pedofilia ser aceitável ou não
- o racismo ser aceitável ou não
c) Quando alguém nos conta algo, o fato por ela narrado pode ter ocorrido conforme descrito ou não. E quando presenciamos uma situação – podemos afirmar com certeza o que se passou, ou nossos sentidos (visão, audição...) também são passíveis de erro? Comentem.
d) Qual é a “visão ingênua e simplificadora do relativismo”, apontada pelo texto?
e) Esclareçam o significado da seguinte afirmação de Heidegger: “Chegamos tarde demais para os deuses e cedo demais para o Ser”.
f) “Ainda não sabemos lidar com a pluralidade de sentidos do real” – de acordo com o texto quais são as duas posturas que resultam dessa dificuldade? (confiram também a apresentação de PowerPoint disponível aqui no blog para responder a esta questão)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES:
- além das respostas às questões acrescentem ao trabalho elementos como imagens, poemas, letras de música etc que tenham alguma vinculação com o tema – realismo e relativismo.
- nas questões "pessoais" do trabalho é possível que não haja consenso na hora de "fechar" a resposta; neste caso as divergências podem (e devem) ser expressas na resposta.
- critério de avaliação: adequação ao conteúdo do texto, nas questões que não envolvem posicionamento dos alunos; argumentação/desenvolvimento da resposta nas questões "pessoais".

3. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data de entrega: 13/04 (quarta)
* Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (insiram imagens, músicas...) Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem os elementos pedidos!

Nenhum comentário: