Filosofia
Profª Iris Duarte
3º ano – ensino médio
T. 3003, 3006, 3007
Trabalho em grupo de Filosofia – 1º bimestre
Objetivo
Expor, de modo criativo (apresentação de PowerPoint), os elementos do texto "A Cultura" pedidos.
Instruções
1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos
2. Respondam às seguintes perguntas:
-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) Vocês acreditam ser possível identificar características (sentimentos/comportamentos/ideias...) que sejam inerentes a um gênero (homem/mulher) ou grupo humano (brancos/índios/japoneses/judeus/árabes/alemães/franceses...)? Expliquem o ponto de vista de vocês.
b) A educação formal é importante para um candidato a cargo político? Expliquem.
c) "Ser culto" (relativo a posse de conhecimentos – idiomas, arte, literatura...) tem associação com riqueza? Expliquem.
d) Caracterizem a "noção de cultura antes do século XVIII" e a "noção de cultura a partir do século XVIII".
e) "No segundo sentido [de cultura], isto é, naquele formulado a partir do século XVIII, tem início a separação e, posteriormente, a oposição entre Natureza e Cultura". Caracterizem esta oposição.
f) Diferenciem comunidade e sociedade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) Vocês acreditam ser possível identificar características (sentimentos/comportamentos/ideias...) que sejam inerentes a um gênero (homem/mulher) ou grupo humano (brancos/índios/japoneses/judeus/árabes/alemães/franceses...)? Expliquem o ponto de vista de vocês.
b) A educação formal é importante para um candidato a cargo político? Expliquem.
c) "Ser culto" (relativo a posse de conhecimentos – idiomas, arte, literatura...) tem associação com riqueza? Expliquem.
d) Caracterizem a "noção de cultura antes do século XVIII" e a "noção de cultura a partir do século XVIII".
e) "No segundo sentido [de cultura], isto é, naquele formulado a partir do século XVIII, tem início a separação e, posteriormente, a oposição entre Natureza e Cultura". Caracterizem esta oposição.
f) Diferenciem comunidade e sociedade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES:
- as respostas não serão dadas em papel, e sim na apresentação de PowerPoint elaborada pelo grupo.
- nas questões "pessoais" do trabalho é possível que não haja consenso na hora de "fechar" a resposta; neste caso as divergências podem (e devem) ser expressas na resposta que o grupo vai expor no PowerPoint.
- critério de avaliação: adequação ao conteúdo do texto, nas questões que não envolvem posicionamento dos alunos; argumentação/desenvolvimento da resposta nas questões "pessoais".
3. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data:
* a apresentação de PowerPoint (
* Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (insiram imagens, músicas...)
Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem os elementos pedidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário