quarta-feira, 6 de abril de 2011

Roteiro trabalho grupo - 1º ano TARDE e NOITE 1º bi

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
1º ano – ensino médio
T. 1019, 1001, 1002, 1003

Trabalho em grupo de Filosofia – 1º bimestre

Objetivo
Expor, de modo criativo, os elementos pedidos, referentes ao texto "Um Olhar Diferente" e aos debates realizados em sala.

Instruções
1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos

2. Respondam às seguintes perguntas:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) De acordo com nosso texto filósofo equivale a sábio? Expliquem.
b) De acordo com nosso texto "qualquer um pode filosofar" ou são "necessários talentos intelectuais extraordinários"? Expliquem.
c) "Os afetos, tais como o amor, o ódio, a alegria ou a tristeza, são algo que nos tomam de assalto e nos determinam, a despeito ou até contra o nosso querer". Para vocês os afetos/sentimentos são algo que não se escolhe, ou podemos ter controle sobre eles? Comentem.
d) No quadro da página 20 há o seguinte comentário: "Provavelmente é uma alegoria da proclamada, mas questionável, superioridade do trabalho intelectual sobre o manual". Qual é a posição de você sobre esta questão - entre o trabalho intelectual e o manual há algum que seja superior ao outro? Comentem.
e) Citem duas das "vantagens de se estudar filosofia" expostas pelo texto.
f) O autor de nosso texto compara a filosofia a que outra atividade humana, quando questiona a sua "inutilidade"? Qual a importância da filosofia e dessa outra atividade, conforme exposto por nosso autor?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES:
- além das respostas às questões acrescentem ao trabalho elementos como imagens, poemas, letras de música etc que tenham alguma vinculação com o tema – noções introdutórias de Filosofia.
- nas questões "pessoais" do trabalho é possível que não haja consenso na hora de "fechar" a resposta; neste caso as divergências podem (e devem) ser expressas na resposta.
- critério de avaliação: adequação ao conteúdo do texto, nas questões que não envolvem posicionamento dos alunos; argumentação/desenvolvimento da resposta nas questões "pessoais".

3. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data (trazer pronto e entregar OU fazer em sala neste dia): 15/04 (sexta)
* Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (insiram imagens, músicas...) Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem os elementos pedidos!

Nenhum comentário: