quarta-feira, 6 de abril de 2011

Roteiro trabalho grupo - 1º ano TARDE e NOITE 1º bi

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
1º ano – ensino médio
T. 1019, 1001, 1002, 1003

Trabalho em grupo de Filosofia – 1º bimestre

Objetivo
Expor, de modo criativo, os elementos pedidos, referentes ao texto "Um Olhar Diferente" e aos debates realizados em sala.

Instruções
1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos

2. Respondam às seguintes perguntas:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) De acordo com nosso texto filósofo equivale a sábio? Expliquem.
b) De acordo com nosso texto "qualquer um pode filosofar" ou são "necessários talentos intelectuais extraordinários"? Expliquem.
c) "Os afetos, tais como o amor, o ódio, a alegria ou a tristeza, são algo que nos tomam de assalto e nos determinam, a despeito ou até contra o nosso querer". Para vocês os afetos/sentimentos são algo que não se escolhe, ou podemos ter controle sobre eles? Comentem.
d) No quadro da página 20 há o seguinte comentário: "Provavelmente é uma alegoria da proclamada, mas questionável, superioridade do trabalho intelectual sobre o manual". Qual é a posição de você sobre esta questão - entre o trabalho intelectual e o manual há algum que seja superior ao outro? Comentem.
e) Citem duas das "vantagens de se estudar filosofia" expostas pelo texto.
f) O autor de nosso texto compara a filosofia a que outra atividade humana, quando questiona a sua "inutilidade"? Qual a importância da filosofia e dessa outra atividade, conforme exposto por nosso autor?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES:
- além das respostas às questões acrescentem ao trabalho elementos como imagens, poemas, letras de música etc que tenham alguma vinculação com o tema – noções introdutórias de Filosofia.
- nas questões "pessoais" do trabalho é possível que não haja consenso na hora de "fechar" a resposta; neste caso as divergências podem (e devem) ser expressas na resposta.
- critério de avaliação: adequação ao conteúdo do texto, nas questões que não envolvem posicionamento dos alunos; argumentação/desenvolvimento da resposta nas questões "pessoais".

3. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data (trazer pronto e entregar OU fazer em sala neste dia): 15/04 (sexta)
* Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (insiram imagens, músicas...) Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem os elementos pedidos!

Roteiro trabalho grupo - 3º ano TARDE 1º bi

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
3º ano – ensino médio
T. 3009

Trabalho em grupo de Filosofia – 1º bimestre


Objetivo
Expor, de modo criativo, os elementos pedidos, referentes ao texto "A Cultura" e aos debates realizados em sala.

Instruções

1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos

2. Respondam às seguintes perguntas:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) Vocês acreditam ser possível identificar características (sentimentos/comportamentos/ideias...) que sejam inerentes a um gênero (homem/mulher) ou grupo humano (brancos/índios/japoneses/judeus/árabes/alemães/franceses...)? Expliquem o ponto de vista de vocês.
b) A educação formal é importante para um candidato a cargo político? Expliquem.
c) "Ser culto" (relativo a posse de conhecimentos – idiomas, arte, literatura...) tem associação com riqueza? Expliquem.
d) Caracterizem a "noção de cultura antes do século XVIII" e a "noção de cultura a partir do século XVIII".
e) "No segundo sentido [de cultura], isto é, naquele formulado a partir do século XVIII, tem início a separação e, posteriormente, a oposição entre Natureza e Cultura". Caracterizem esta oposição.
f) Diferenciem comunidade e sociedade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

OBSERVAÇÕES:
- além das respostas às questões acrescentem ao trabalho elementos como imagens, poemas, letras de música etc que tenham alguma vinculação com o tema – cultura.
- nas questões "pessoais" do trabalho é possível que não haja consenso na hora de "fechar" a resposta; neste caso as divergências podem (e devem) ser expressas na resposta.
- critério de avaliação: adequação ao conteúdo do texto, nas questões que não envolvem posicionamento dos alunos; argumentação/desenvolvimento da resposta nas questões "pessoais".

3. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data (trazer pronto e entregar OU fazer em sala neste dia): 15/04(sexta)
* Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (insiram imagens, músicas...) Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem os elementos pedidos!

Roteiro trabalho grupo - 2º ano TARDE 1º bi

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
2º ano – ensino médio
T. 2013

Trabalho em grupo de Filosofia – 1º bimestre

Objetivo
Expor, de modo criativo, os elementos pedidos, referentes ao texto "Adeus ao Real" e aos debates realizados em sala.

Instruções
1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos

2. Respondam às seguintes perguntas:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) Caracterizem, do modo mais completo possível, o realismo e orelativismo.
b) Analisem separadamente cada um dos itens abaixo: indiquem qual das posturas é mais apropriada em cada caso – realismo ou relativismo; em seguida expliquem o porquê da opção feita por vocês.
- o aborto ser certo ou errado
- a traição ser perdoável ou não
- a pedofilia ser aceitável ou não
- o racismo ser aceitável ou não
c) Quando alguém nos conta algo, o fato por ela narrado pode ter ocorrido conforme descrito ou não. E quando presenciamos uma situação – podemos afirmar com certeza o que se passou, ou nossos sentidos (visão, audição...) também são passíveis de erro? Comentem.
d) Qual é a “visão ingênua e simplificadora do relativismo”, apontada pelo texto?
e) Esclareçam o significado da seguinte afirmação de Heidegger: “Chegamos tarde demais para os deuses e cedo demais para o Ser”.
f) “Ainda não sabemos lidar com a pluralidade de sentidos do real” – de acordo com o texto quais são as duas posturas que resultam dessa dificuldade? (confiram também a apresentação de PowerPoint disponível aqui no blog para responder a esta questão)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES:
- além das respostas às questões acrescentem ao trabalho elementos como imagens, poemas, letras de música etc que tenham alguma vinculação com o tema – realismo e relativismo.
- nas questões "pessoais" do trabalho é possível que não haja consenso na hora de "fechar" a resposta; neste caso as divergências podem (e devem) ser expressas na resposta.
- critério de avaliação: adequação ao conteúdo do texto, nas questões que não envolvem posicionamento dos alunos; argumentação/desenvolvimento da resposta nas questões "pessoais".

3. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data (trazer pronto e entregar OU fazer em sala neste dia): 15/04(sexta)
* Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (insiram imagens, músicas...) Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem os elementos pedidos!

Roteiro trabalho grupo - 3º ano MANHÃ 1º bi

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
3º ano – ensino médio
T. 3003, 3006, 3007

Trabalho em grupo de Filosofia – 1º bimestre


Objetivo
Expor, de modo criativo (apresentação de PowerPoint), os elementos do texto "A Cultura" pedidos.

Instruções

1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos

2. Respondam às seguintes perguntas:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) Vocês acreditam ser possível identificar características (sentimentos/comportamentos/ideias...) que sejam inerentes a um gênero (homem/mulher) ou grupo humano (brancos/índios/japoneses/judeus/árabes/alemães/franceses...)? Expliquem o ponto de vista de vocês.
b) A educação formal é importante para um candidato a cargo político? Expliquem.
c) "Ser culto" (relativo a posse de conhecimentos – idiomas, arte, literatura...) tem associação com riqueza? Expliquem.
d) Caracterizem a "noção de cultura antes do século XVIII" e a "noção de cultura a partir do século XVIII".
e) "No segundo sentido [de cultura], isto é, naquele formulado a partir do século XVIII, tem início a separação e, posteriormente, a oposição entre Natureza e Cultura". Caracterizem esta oposição.
f) Diferenciem comunidade e sociedade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

OBSERVAÇÕES:
- as respostas não serão dadas em papel, e sim na apresentação de PowerPoint elaborada pelo grupo.
- nas questões "pessoais" do trabalho é possível que não haja consenso na hora de "fechar" a resposta; neste caso as divergências podem (e devem) ser expressas na resposta que o grupo vai expor no PowerPoint.
- critério de avaliação: adequação ao conteúdo do texto, nas questões que não envolvem posicionamento dos alunos; argumentação/desenvolvimento da resposta nas questões "pessoais".

3. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data: 12/04 (terça) 13/04 (quarta)
* a apresentação de PowerPoint (seja em CD, pendrive...) deve ser testada no computador de casa antes de trazer para a escola! (Parece óbvio mas já tive várias experiências de CD que “não abre” no laptop da escola, etc) -> Não projetarei mais as apresentações no datashow da escola; os grupos deverão me entregar os CDs no dia 13/04 (quarta).
* Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (insiram imagens, músicas...)
Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem os elementos pedidos!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Roteiro trabalho grupo - 2º ano MANHÃ 1º bi

Colégio Estadual Herbert de Souza
Filosofia
Profª Iris Duarte
2º ano – ensino médio
T. 2001, 2004, 2007

Trabalho em grupo de Filosofia – 1º bimestre

Objetivo
Expor, de modo criativo, os elementos pedidos, referentes ao texto "Adeus ao Real" e aos debates realizados em sala.

Instruções
1. Forme um grupo de no máximo 4 alunos

2. Respondam às seguintes perguntas:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
a) Caracterizem, do modo mais completo possível, o realismo e o relativismo.
b) Analisem separadamente cada um dos itens abaixo: indiquem qual das posturas é mais apropriada em cada caso – realismo ou relativismo; em seguida expliquem o porquê da opção feita por vocês.
- o aborto ser certo ou errado
- a traição ser perdoável ou não
- a pedofilia ser aceitável ou não
- o racismo ser aceitável ou não
c) Quando alguém nos conta algo, o fato por ela narrado pode ter ocorrido conforme descrito ou não. E quando presenciamos uma situação – podemos afirmar com certeza o que se passou, ou nossos sentidos (visão, audição...) também são passíveis de erro? Comentem.
d) Qual é a “visão ingênua e simplificadora do relativismo”, apontada pelo texto?
e) Esclareçam o significado da seguinte afirmação de Heidegger: “Chegamos tarde demais para os deuses e cedo demais para o Ser”.
f) “Ainda não sabemos lidar com a pluralidade de sentidos do real” – de acordo com o texto quais são as duas posturas que resultam dessa dificuldade? (confiram também a apresentação de PowerPoint disponível aqui no blog para responder a esta questão)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES:
- além das respostas às questões acrescentem ao trabalho elementos como imagens, poemas, letras de música etc que tenham alguma vinculação com o tema – realismo e relativismo.
- nas questões "pessoais" do trabalho é possível que não haja consenso na hora de "fechar" a resposta; neste caso as divergências podem (e devem) ser expressas na resposta.
- critério de avaliação: adequação ao conteúdo do texto, nas questões que não envolvem posicionamento dos alunos; argumentação/desenvolvimento da resposta nas questões "pessoais".

3. Orientações gerais:
* valor do trabalho: 3 pontos
* data de entrega: 13/04 (quarta)
* Importante: sejam criativos! Dediquem-se ao trabalho (insiram imagens, músicas...) Não façam trabalhos “caretas”, lineares... Usem a imaginação ao exporem os elementos pedidos!